Escolha uma Página

Imperatriz Dona Leopoldina faz adesão ao Movimento Eles por Elas, conduzido por Edegar Pretto no RS

“Me Respeita” é o título do samba enredo de 2022 da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina. Ela é a segunda agremiação carnavalesca a aderir ao Movimento Mundial Eles Por Elas – He For She, da ONU Mulheres Brasil, do qual o deputado Edegar Pretto é o precursor no Rio Grande do Sul. Em setembro, a Imperadores do Samba já havia feito o mesmo gesto. “A nossa luta pelo fim da violência contra as mulheres está cada vez mais forte, aqui no estado. Isso me orgulha e me enche de esperança, pois o machismo e a misoginia precisam ser erradicados. Temos que garantir o respeito às mulheres e meninas em qualquer ambiente que elas estiverem. Seja dentro dos seus lares, no trabalho, na rua, no lazer ou em qualquer outra atividade”, pontuou Pretto.

O presidente da escola, André Santos, assinou o termo de compromisso e adiantou que o enredo não é apenas uma letra de música, mas um tema que vem sendo trabalhado todos os dias na comunidade. “Aos sábados, a nossa porta está sempre aberta, com rodas de conversa, palestras e outras ações. No dia 13 de novembro nós teremos o ‘Me Respeita Day’, quando vamos ter um dia inteiro de atividades voltadas para as mulheres”, concluiu dizendo que a união é que traz a força e que o Carnaval de Porto Alegre passou por uma crise e depreciação fortíssima, mas graças ao apoio de diversos setores e lideranças está se reerguendo.

Segundo Edegar Pretto, a Escola de Samba fundada em 1980, é um dos pontos de cultura da Capital e já tem um histórico de trabalho social, envolvimento com a comunidade e de respeito às mulheres. “Estamos muito felizes com a iniciativa da Imperatriz em dizer que quer ser He For She, que quer garantir que nesse território, mulheres não serão desrespeitadas, aqui não terá terá violência contra as mulheres, aqui nós vamos disseminar a cultura da paz da igualdade e da fraternidade”. Destacou ainda, a importância de garantir orçamento para a cultura popular, pois este é um setor que gera muitos empregos e oportunidades.

Também participaram do evento na quadra da Imperatriz, a deputada Luciana Genro (PSOL); e os vereadores de Porto Alegre, Pedro Ruas (PSOL); Laura Sito (PT); Daiana Santos e Bruna Rodrigues, do PCdoB.