Escolha uma Página

Imperadores é a 1ª Escola de Samba do país a aderir ao He For She pelo fim da violência de gênero

A Imperadores do Samba é a primeira Escola de Samba do Brasil a aderir ao Movimento Mundial He For She (Eles Por Elas), da ONU Mulheres, pelo fim da violência contra as mulheres. A assinatura do termo de compromisso aconteceu no último sábado (18) na quadra da escola, localizada no bairro Praia de Belas em Porto Alegre.

A adesão ocorre quatro meses após a Imperadores do Samba, em seus 62 anos de fundação, ter eleito Luana Costa a primeira mulher presidente da Escola. “A Imperadores se sente muito honrada ao ser a primeira Escola do Brasil a fazer parte do projeto Eles Por Elas. Queremos trazer para dentro dos nossos espaços esse movimento de conscientização dos homens e do combate à violência contra as mulheres. Aqui nós somos contra qualquer tipo assédio, de violência, de discriminação e de preconceitos”, ressaltou Luana.

Conforme Edegar Pretto, que coordena o Comitê Gaúcho Eles Por Elas, o único autorizado pela ONU Mulheres no Brasil, ao aderir ao Movimento, a Imperadores do Samba assume o compromisso de combater o desrespeito e qualquer tipo de violência contra as mulheres na Escola e também na comunidade. Ele citou dados da Secretaria de Segurança do Estado: em 2020, de janeiro a dezembro, 78 mulheres morreram vítimas de feminicídio, 323 registraram ocorrência como vítima de tentativa de feminicídio, 1.908 foram estupradas e 18.944 registraram ocorrência como vítima de agressão com lesão corporal no RS. “Essa adesão é muito simbólica e positiva, pois reforça a esperança de que nós vamos conversar sobre o fim da violência contra as mulheres em todos os lugares possíveis, também no carnaval e no samba”, comentou.

ElesPorElas

O Movimento Eles Por Elas é um esforço global criado em 2014 pela ONU Mulheres para difundir a conscientização e promover a responsabilidade de homens e meninos para a eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas.

O RS foi o primeiro estado do país a aderir ao ElesPorElas, em 2015. O Comitê Gaúcho ElesPorElas, lançado em 2017, é composto por empresas, universidades, instituições públicas, prefeituras, artistas, os clubes de futebol da dupla Grenal e agora a Escola de Samba Imperadores do Samba.