Escolha uma Página

Governos Lula, Dilma, Olívio e Tarso deixaram legado de avanços e de esperança

Os governos do PT têm uma história de luta e preocupação com as pessoas mais vulneráveis. O combate à fome e à miséria sempre foi prioridade. Esse é o legado que Edegar Pretto carrega para construir um Rio Grande do Sul que o povo quer, com mais oportunidades para todos e todas. 

No governo Olívio Dutra (1999-2002) foi criado o programa Família Cidadã, que repassou recursos para as famílias pobres e de baixa renda, antes mesmo de existir o Bolsa Família. Com o Governo Tarso Genro (2011-2014) foi implantado o programa RS mais Renda, que garantiu que o Rio Grande do Sul fosse o primeiro Estado a sair do mapa da fome. O programa gaúcho estava integrado aos  grandes projetos dos governos Lula e Dilma Rousseff que criaram e fortaleceram o Bolsa Família e retiraram o Brasil do mapa da fome. 

Os governos do PT fizeram o Plano Safra e diversas ações para fortalecer a agricultura familiar. O Programa Mais Alimentos foi criado em 2008 com o objetivo de fomentar a produção de alimentos e incrementar a produtividade da agricultura familiar. Com o Mais Alimentos, os governos do PT financiaram a renovação da frota agrícola. No estado, o Programa Mais Água, Mais Renda possibilitou a irrigação de 73 mil hectares, com investimento de R$ 272 milhões. Os governos do PT também ampliaram políticas para a agricultura familiar como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

No governo Olívio Dutra, foi criada a primeira Secretaria Estadual de Habitação e o primeiro programa de habitação rural. Tudo isso virou as bases do Ministério das Cidades, cujo primeiro ministro foi Olívio Dutra no governo Lula. No governo Tarso Genro, o Minha Casa Minha Vida foi expandido em parceria e complemento com as cooperativas habitacionais. No RS, o Minha Casa Minha Vida contratou 290 mil casas, no Brasil, 4,2 milhões de moradias.

Na geração de trabalho e renda, os governos do PT atingiram o pleno emprego e o salário mínimo subiu 76% acima da inflação. No RS, quando o Brasil crescia muito e já estava no pleno emprego, o Estado cresceu acima da média nacional e o desemprego era ainda menor que a média do país. Isso porque os governos petistas investiram nos setores produtivos, nas médias, pequenas e microempresas, a partir das estruturas do Estado como o Banrisul. 

Na educação, o governo Olívio criou a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Os governos Lula e Dilma criaram 18 novas universidades e espalharam escolas técnicas por todo o país – 41 cidades gaúchas foram contempladas. Ainda nos governos do PT, foram concedidas 250 mil bolsas de estudo só no RS. Dessas, 142,8 mil bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram disponibilizadas no Rio Grande do Sul. O ProUni foi criado no primeiro mandato do governo Lula, quando o ministro da Educação era Tarso Genro. Os governos do PT ainda implantaram cotas sociais e raciais, democratizando o acesso às universidades.

Na saúde, os governos petistas criaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), as Farmácias Populares e o Mais Médicos. Também investiram na regionalização do Atendimento, na criação e ampliação de postos de saúde e hospitais, como o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o Clínicas e tantos outros. Na gestão Tarso Genro, o governo aplicou 12% do orçamento para a saúde. O SUS foi fortalecido para ampliar o acesso gratuito e universal ao sistema. Também foram criadas estruturas que foram fundamentais no enfrentamento da pandemia e no plano de vacinação. 

Os governos do PT, além de priorizar os mais necessitados, também estimularam a participação ativa da sociedade na elaboração e decisão de políticas públicas de Estado. Quando foi prefeito de Porto Alegre, Olívio criou o Orçamento Participativo, que levou a cidade a ser referência mundial em participação social. Com essa experiência e legado, o candidato a governador do RS, Edegar Pretto, participou de dez assembleias regionais populares em todo o Rio Grande para ouvir as demandas locais e regionais. As propostas e necessidades da sociedade gaúcha serão incorporadas ao Plano de Governo de Edegar Pretto.

Essas são apenas algumas ações que demonstram o legado do PT para toda a sociedade, mas especialmente para aqueles e aquelas que mais precisam da presença do Estado. “Estamos com Lula nesta jornada, para que o nosso estado e o nosso país voltem a ter inclusão, pleno emprego e comida na mesa. Um país que volte a sorrir e que as pessoas tenham esperança em dias melhores”, afirma Edegar Pretto.

Foto: Rafel Stedile