Frente da Esperança recebe propostas para o plano de governo na área da educação
A noite de quarta-feira, 24, foi dedicada ao debate de propostas para a educação no plano de governo dos candidatos ao governo Edegar Pretto e Pedro Ruas, da coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL, Rede). Realizada em formato híbrido, a assembleia temática reuniu educadores, estudantes, pais, mães e especialistas na área da educação.
Doutora em educação e titular da UFRGS, a professora Maria Beatriz Luce abordou as metas do Plano Estadual de Educação e o respectivo financiamento. Também professora titular da UFRGS, a doutora em educação Jaqueline Moll destacou a importância da escola acolhedora como princípio para garantir inclusão e aprendizagem. O estudante Norman Bourscheid, do Colégio Pedro Osório, de Pelotas, relatou as dificuldades vividas por estudantes e professores no pós-pandemia, apontando a importância de apoio na saúde mental, pois muitos alunos sofrem com ansiedade. “Também precisamos falar mais sobre preconceito e discriminação, pois estes assuntos costumam ser relativizados na escola”, afirmou.
O encontro também ouviu José Clóvis Azevedo, Secretário de Educação no governo Tarso Genro; a professora Lúcia Camini, Secretária de Educação no governo Olívio Dutra; a representante da Associação de Mães e Pais pela Democracia, Aline Kerber; o presidente em exercício do Cpers Sindicato, professor Alex Sarat; e o professor titular da Unisc, João Pedro Schmidt, que falou sobre o papel das universidades e dos Institutos Federais na formação inicial e continuada dos profissionais de educação.
A assembleia temática teve um momento de entrega de documentos de entidades com contribuições para uma educação pública de qualidade e transformadora. A temática da educação faz parte do eixo 5 do plano de governo – paz, equidade e igualdade. As pessoas que quiserem contribuir com propostas para este eixo podem encaminhar através da plataforma de participação popular da campanha, Decidim Povo, acessando o link: https://edegarpretto.com.br/