notícias noticias

Força-tarefa de Combate aos Feminicídios organiza ações no RS

25/03/2021 - 09h03min

A Força-tarefa de Combate aos Feminicídios no Rio Grande do Sul, vinculada à Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, realiza nesta quinta-feira (25), às 17 horas, reunião virtual para organizar seu calendário de atividades em 2021.

O encontro acontece no mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Na reunião de hoje será apresentado o Manifesto do Levante Feminista Contra os Feminicídios, que terá lançamento nacional em evento online também nesta quinta, às 10 horas.

O RS foi o terceiro estado brasileiro que mais matou mulheres vítimas de feminicídio em 2019, e é o quarto nesse quesito em 2020. Ao todo, no ano passado, foram 78 mulheres assassinadas no RS, vítimas de feminicídio.

A força-tarefa, lançada em 2019, trabalha para a garantia de políticas públicas que defendam a vida e a dignidade das mulheres gaúchas, através de trabalho conjunto entre os parlamentos, a Assembleia Legislativa, a Câmara dos Deputados, o Congresso Nacional, os demais poderes e os movimentos sociais.

O presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, deputado Edegar Pretto (PT), destaca a relevância do encontro, sobretudo neste período de pandemia, em que a incidência dos feminicídios vem aumentando. “A Assembleia gaúcha reforça esse conjunto para enfrentar o grave problema que vivemos no estado, relativo às mortes de mulheres vítimas de feminicídio. A força-tarefa congrega várias forças para atuar nesse sentido”, observa.

O encontro virtual contará com a presença de autoridades de todos os poderes e lideranças dos movimentos de mulheres, feministas e ligadas aos direitos humanos. Interessados podem acompanhar no canal da TV Assembleia no Youtube: https://youtu.be/YgStWCeAJjo


assembleia legislativa Edegar Pretto feminicídios força-tarefa governador máscara roxa
confira também
Governos Lula, Dilma, Olívio e Tarso dei…
08 ago 2022notíciapré-candidato

Palavra de gaúcho: Em debate, Edegar Pre…
08 ago 2022notíciapré-candidato

Candidatura de Edegar Pretto é registrad…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Eleições 2022: Edegar Pretto participa d…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Assembleias temáticas vão aprofundar Pla…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Olívio Dutra: o eterno governador de tod…
05 ago 2022notíciapré-candidato