Escolha uma Página

Em Santo Cristo, Edegar Pretto destaca compromissos para fortalecer a produção de alimentos

Após ser transferido nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia, o 46º Encontro Estadual do Porco ocorreu nesta sexta-feira (12) em Santo Cristo, na Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Integrando as atividades do evento, ocorreu um painel com a participação dos quatro principais candidatos ao governo do Estado, entre eles o deputado estadual Edegar Pretto (PT). Todos tiveram 15 minutos para apresentar aos suinocultores e ao público em geral os compromissos para o setor.

Edegar Pretto falou sobre a necessidade de retomar programas que já existiram nos governos Lula, Dilma Rousseff e Tarso Genro. Deu destaque especial ao Plano Safra, que ofertava aos agricultores recursos com juros entre 2,5% e 4%. Falou também sobre a oportunidade que pequenos, médios e grandes produtores tiveram em renovar frotas e adquirir equipamentos, pagando juros de 2% a 5%.

“Lembro que, para os suinocultores, o governo Tarso desonerou o ICMS para a venda interestadual do porco. Vamos trabalhar para que esse legado se fortaleça e volte a beneficiar essa cadeia produtiva”, apontou.

Edegar Pretto reforçou a necessidade de diálogo e propôs colocar o Banrisul como ferramenta de financiamento para setores produtivos; criar um fundo para auxiliar os agricultores em períodos de estiagem ou outras intempéries; e melhorar a logística para escoamento da produção.

“Precisamos criar uma cultura de convivência com a seca e outros fenômenos, pensando em prevenção e soluções. Vamos criar reservas de orçamento para auxiliar quem precisa, reforçar políticas de comercialização e retomar o Plano Safra Gaúcho, que, junto com o nacional, potencializará a nossa agricultura e toda produção de alimentos”, adiantou.

Visita ao frigorífico da Coopasc

Ainda no município, Edegar Pretto visitou o abatedouro da Cooperativa dos Agricultores de Santo Cristo (Coopasc), que tem 210 associados. O presidente Jorge Luiz Nonnemacher mostrou a estrutura do espaço, que possui a capacidade de abater 60 suínos por dia e industrializa produtos como linguiças, salsichão, defumados, banha e torresmo.

Nonnemacher fez um breve apanhado sobre a situação da suinocultura nos últimos anos, enfatizando que já foi uma atividade mais intensa na região, mas que muitos agricultores migraram para a produção de leite, feijão ou outras culturas, bem como o êxodo rural também esvaziou um pouco o setor.

Edegar Pretto falou ao presidente sobre a intenção de fortalecer o Susaf, a Lei das Agroindústrias Familiares, de sua autoria, que permite a comercialização de produtos de origem animal em todo o território gaúcho, além de manter diálogo permanente com o governo federal para viabilizar que os alimentos possam ser vendidos para todo o país.

Acompanharam a visita, também, o ex-prefeito Zeca Seger e o coordenador regional do PT, Orlando Desconsi.

Foto: Rafael Stedile