Escolha uma Página

Edegar Pretto defende políticas públicas para geração de emprego e renda no setor de reciclagem

Em roteiro de trabalho em Canguçu, na região Sul do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Edegar Pretto (PT) esteve nesta sexta-feira (12) na Coopersol, cooperativa que recolhe lixos secos do município, separa e encaminha para a reciclagem. É uma experiência tocada por 15 famílias, que tiram dali o seu sustento, ao mesmo tempo em que contribuem com o meio ambiente. Muitas delas são chefiadas por mulheres.

“Tenho visitado muitos galpões de reciclagem e estou cada vez mais impressionado com o trabalho que vocês fazem. Nós queremos reconstruir um Rio Grande que priorize políticas públicas também para esse setor, tão importante para a economia e o ambiente”, afirma o parlamentar.

Cleia Ribeiro, sócia-fundadora da Coopersol, recebeu Edegar Pretto junto à presidente Elizete Mota e demais trabalhadores e trabalhadoras. Eles relatam que o desemprego também atinge o município e que, em função disso, a população tem procurado a cooperativa para trabalho.

“A gente tira a nossa renda daqui. O que para as pessoas é lixo, para nós é luxo. Mas, infelizmente, não podemos abraçar todo mundo. Vontade a gente tem, por isso é muito importante que as pessoas separem mais o seu material para podermos gerar mais emprego e renda às famílias”, observa Cleia.

Edegar Pretto participa de diversas agendas na região com a tarefa de ouvir lideranças locais de vários setores produtivos, com foco em temas que tratam do desenvolvimento regional, experiências e produção das universidades e situação econômica da Metade Sul. “Essa nossa jornada faz parte da missão de percorrer o estado para buscar humildemente o direito de escutar e de ser escutado”, ressalta.

Ainda em Canguçu, Edegar Pretto visitou o prefeito Marcus Vinicius Pegoraro (MDB), que também é presidente da Associação da Zona Sul (Azonasul), que abrange 23 municípios. Eles conversaram sobre a importância da retomada da economia regional, em especial sobre os temas que tratam de ampliação do atendimento na área da saúde para a Metade Sul.

O deputado ainda esteve na Câmara de Vereadores, no Hospital de Caridade, na Escola Família Agrícola da Região Sul (Efasul), na Escola Técnica Estadual Canguçu e na Cooperativa União dos Agricultores Familiares.

Também acompanharam as agendas os deputados estaduais petistas Fernando Marroni e Zé Nunes; a vereadora Iasmin Rolof (PT) e dirigentes do partido na região. O roteiro integra a interiorização do movimento ‘Rio Grande e presente, para toda a sua gente’, que é liderado por Edegar Pretto e percorre todas as regiões do estado. Pretto é o nome do PT como pré-candidato ao governo do RS nas eleições de 2022. Os diálogos do movimento na região Sul ocorreram até sábado (13), passando também por Rio Grande, Pelotas, Capão do Leão e São Lourenço do Sul.