Escolha uma Página

Em encontro com trabalhadores da indústria calçadista, Edegar Pretto defende qualificação e emprego 

Em visita ao Vale do Sinos nesta sexta-feira (08), o pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Edegar Pretto, foi recebido no Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga, onde os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras do setor calçadista entregaram a ele um documento, formalizado as reivindicações do segmento para que sejam incluídas no seu plano de governo.

A criação de uma Câmara Setorial dividida em três partes, para que governo, empresários e trabalhadores possam estar mais próximos, a geração de empregos e a valorização do piso regional foram alguns dos principais itens da lista de solicitações.

Edegar Pretto recebeu as sugestões e falou do legado dos governos petistas, que implementaram políticas públicas que realmente mudaram a vida das pessoas. Destacou que desde o ano passado está percorrendo o estado para ouvir os setores produtivos, pois, segundo ele, é dessa maneira que é possível identificar as carências regionais e propor um plano de desenvolvimento amplo e sólido.

“Precisamos ser parceiros, retomar um projeto de desenvolvimento regional e integrado, com uma política industrial que considere os desafios econômicos. Quero falar com o presidente Lula, inclusive, da importância de retomarmos o Pronatec, com cursos técnicos dirigidos para a qualificação da mão de obra, muito importante para o setor calçadista. Retomar oportunidades, emprego e renda, é o centro da nossa ação”, argumentou.

Acompanhado pelo presidente do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga, Júlio Cavalheiro Neto, o presidente da Federação Democrática dos Sapateiros, João Batista Xavier, que representa cerca de 16 mil trabalhadores e trabalhadoras dos municípios de Sapiranga, Nova Hartz e Araricá, disse que os salários precisam ser valorizados, mas os trabalhadores também necessitam de outros benefícios, como creches e apoio à educação.

“Nós temos cerca de 135 mil trabalhadores no calçado em toda a região. Temos marcas fortes e queremos que o setor cresça ainda mais. Mas hoje nós estamos alheios aos debates do governo. O Tarso Genro foi o último governador que a gente conseguiu conversar. Nós queremos o crescimento das indústrias, mas também a valorização da mão de obra”, explicou o presidente.

 

Outras agendas 

Ainda em Sapiranga, Edegar Pretto concedeu entrevista à imprensa local e participou do lançamento da pré-candidatura de Rita Della Giustina, vereadora do PT do município que vai disputar vaga para deputada estadual. No evento de lançamento, também participaram o presidente do PT RS, deputado federal Paulo Pimenta; a deputada federal Maria do Rosário; o deputado federal Dionilso Marcon; o presidente municipal do PT, Deoclécio Grippa da Silva; o ex-prefeito Nelson Spolaor; pré-candidatos da região Eduardo Manique, Marcel Frison e Maria Eunice, além de vereadores, lideranças políticas e sindicais, e representantes de diversas entidades.