Edegar Pretto visita a cozinha solidária em Porto Alegre
O candidato ao governo do Estado, Edegar Pretto visitou nesta quinta-feira (18), a Cozinha Solidária da Azenha, inaugurada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em junho, no Bairro Azenha, em Porto Alegre.
Edegar conversou com pessoas que frequentam a cozinha, e falou da importância do espaço, onde são distribuídas 250 refeições diárias para trabalhadores (as) em geral e pessoas em situação de rua. “Queremos lançar desde já, uma grande campanha de emergência contra a fome. Se eu tiver a honra de governar o Estado, trabalharemos muito para garantir que os cidadãos e cidadãs tenham comida na mesa. Nenhum pai ou mãe podem ter mais a dúvida sobre a condição de nutrição dos seus filhos”.
Na opinião de Edegar, uma das soluções para acabar com o problema da fome é o estímulo à produção de alimentos e o fortalecimento da venda dos produtos da agricultura familiar. “Quanto mais se produz, mais se oferta e assim, o preço pode diminuir na prateleira dos supermercados. Encontrar uma forma de ligar cozinhas comunitárias a pequenos produtores também é uma maneira de estimular a produção e doação de alimentos. O Estado precisa colaborar com esse trabalho tão importante.”
Além da visita, Edegar aproveitou o momento para ouvir algumas pessoas que estavam almoçando no local. Elas relataram muitas dificuldades de moradia, renda e por consequência, sérias limitações para se alimentar. Além dos relatos, recebeu uma carta do Conselho de Segurança Alimentar (Consea/RS), que pede o compromisso do Estado com o assunto da fome e a volta da extrema pobreza.
Em resposta aos relatos e a carta, Edegar falou que, junto com o presidente Lula, trará devolva ao RS as ações do Programa Minha Casa, Minha Vida e pensará e executará ações que criem oportunidades profissionais para as pessoas. “Nosso povo não quer esmola, sabemos disso. O Estado é feito de um povo muito trabalhador, que precisa de oportunidades profissionais, que elevem a autoestima e possibilitem o desenvolvimento das pessoas, assim elas terão poder de renda e conseguirão comprar alimentos”.
A atividade também contou com a presença do candidato ao Senado Olívio Dutra, que reforçou ser preciso eleger para o Estado, um representante do povo, que veio do povo. “Edegar é capaz de reorganizar o Estado ao lado de Lula e estabelecer políticas eficientes de produção de alimentos e geração de renda. Nosso povo é solidário, essa cozinha é exemplo disso. Devemos seguir solidários, mas também temos que ter um Estado comprometido com as pessoas”, destacou Olívio.