Escolha uma Página

Falas de Edegar demonstram origem humilde e trabalho em equipe

Você já reparou nas falas diárias que utiliza em seu cotidiano? O que dizemos em nosso local de trabalho pode ser um reflexo de nossa personalidade e história. Saber se posicionar é fundamental não só para o engajamento profissional, como para um ambiente saudável no local de trabalho.

Pensando nisso, convidamos Edegar Pretto a listar as dez frases que ele mais utiliza no seu dia a dia. São estas: eu vim do cabo da enxada, com muito orgulho; vamos pensar, equipe; não quero me gabar; dos guris e gurias do Adão e da Dona Otília, sou o número quatro; desde pequenininho, um pé na luta e outro no parlamento; não pode existir diferença entre homens e mulheres. O “não” de uma mulher, é não, em qualquer circunstância; sabe, gente, nenhuma grande mudança aconteceu no Brasil sem a rebeldia e o protagonismo da juventude; não tá morto quem peleia.

“Tem falas que não saem do dia a dia e que precisam ser repetidas à exaustão mesmo, e essas falas me orgulham muito. Entrei na brincadeira que tem muita coisa séria”, afirma Edegar. São falas que retratam a origem humilde de Edegar, um filho de camponeses que veio para a cidade construir um futuro com mais oportunidades para si e para todos.

Quem conhece Edegar sabe de sua luta histórica para a inclusão de todas e todos, no campo e nas cidades. Também sabe que Edegar sempre busca o diálogo e o trabalho em equipe, pois um Rio Grande do Sul que o povo quer não se constrói sem participação social e democracia.

Edegar sempre se pautou pela luta em favor do protagonismo das mulheres. Ele coordena o comitê gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres – único comitê estadual do país autorizado pela ONU. Também sempre defendeu a participação da juventude na política, essencial ao fortalecimento da democracia.

De fato, Edegar sabe o que fala.