Escolha uma Página

Edegar Pretto reforça compromisso com a agricultura familiar em Nova Santa Rita

Reforçar o compromisso com a agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis. Esta foi a pauta de um encontro do deputado estadual Edegar Pretto (PT), nesta quinta-feira (16), com lideranças do Movimento Sem Terra e moradores do Assentamento Itapuí em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Durante um café da manhã na casa do casal de assentados Rosa Pieczkowski e Cladir Hochmann, Pretto destacou a importância de políticas públicas para a produção de comida saudável. O deputado lembrou que principalmente neste período da pandemia houve um aumento expressivo de pessoas passando fome no estado e no país, e que incentivar a produção de alimentos é uma das formas de enfrentar essa realidade.

Pretto ainda ressaltou que nos últimos 8 anos houve um abandono de políticas voltadas para a agricultura no RS, e que as famílias do campo estão enfrentando muitos prejuízos decorrentes das estiagens e pandemia. Segundo ele, esse setor é muito importante para a economia do estado e precisa ter um olhar diferente dos governos. “O Rio Grande que queremos é o Rio Grande que tenha fartura, que tenha comida na mesa, que o povo não passe dificuldade. É inadmissível que num estado considerado agrícola tenha tanta gente passando fome”, observou.

Nova Santa Rita possui quatro assentamentos da Reforma Agrária, e é referência no estado na agricultura orgânica. Um deles é o Itapuí, que foi criado em 1988 e possui 68 famílias assentadas. No lote do casal Rosa e Cladir, são produzidos alimentos orgânicos há 22 anos. O carro-chefe da produção são as hortaliças, que geram renda para a família ao serem comercializadas de forma direta ao consumidor. Um dos pontos de venda é a feira do Bairro Menino Deus, em Porto Alegre. “Nós oferecemos um produto com garantia, que faz bem para a saúde e o meio ambiente, que agrega valor”, contou Rosa.

Entrega de alimentos saudáveis

O deputado Edegar Pretto também esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, para acompanhar a entrega de 500 kits de produtos a famílias em situação de vulnerabilidade e que possuem filhos matriculados na instituição. Conforme o prefeito Rodrigo Battistella, uma vez por mês é feita a entrega de alimentos saudáveis em 17 escolas municipais. “Todas as famílias podem ter acesso a um alimento orgânico e de qualidade. São verduras, frutas e outros produtos essenciais para as pessoas poderem se alimentar”, comentou.

Pretto recordou que desde o início da pandemia, através da bancada do PT na Assembleia Legislativa e a partir de uma demanda dos movimentos sociais do campo, foi feita uma reivindicação ao governo do Estado para que adquirisse alimentos da agricultura familiar. O objetivo era ajudar o setor que enfrenta dificuldades devido às estiagens, e ao mesmo tempo garantir uma alimentação aos estudantes da rede estadual de ensino, que ficaram sem aulas presenciais. No entanto, não houve ação do governo.

“Para muitas crianças, a alimentação escolar é a principal refeição que fazem durante o dia. E na pandemia muitas não puderam frequentar a sala de aula. Nós cobramos que o governo do Estado comprasse produtos da agricultura familiar para contribuir também com esse setor e fizesse a entrega na casa das pessoas, para que especialmente as crianças não passassem necessidade. O governo não fez, mas o trabalho da administração de Nova Santa Rita é um exemplo de que isso é possível”, ressaltou.

Ainda em Nova Santa Rita, o deputado Edegar Pretto visitou a prefeitura, onde foi recebido pelo prefeito Rodrigo Battistella, a ex-prefeita Margarete Simon Ferretti, vereadores petistas Andrea Margarete e Rodrigo Pedal e secretários. A agenda institucional tratou de temas como os impactos da privatização da Corsan, a situação dos pequenos negócios na pandemia e os desafios na produção de alimentos saudáveis.