Edegar Pretto reafirma seu compromisso com a saúde, a educação e o combate à fome
Caminhadas com Edegar Pretto, candidato a governador do Rio Grande do Sul pela coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede), passaram por quatro cidades da região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Sinos neste sábado (24).
As primeiras mobilizações ocorreram em Canoas. Cerca de 500 militantes e apoiadores, carregando bandeiras, ocuparam as ruas do bairro Mathias Velho, um dos mais populosos do município. Na ocasião, Edegar conversou com moradores e comerciantes, e entregou a eles material com as suas principais propostas para o RS.
O líder petista lembrou que falta apenas uma semana para as eleições e que este período é decisivo para potencializar a sua candidatura rumo ao segundo turno. Neste sentido, estimulou as pessoas a intensificaram as conversas com vizinhos, amigos e familiares.
“Sejam a minha voz. Digam às pessoas que, se eu for governador, nenhum pai e nenhuma mãe vão dormir preocupados se terão comida para os seus filhos no dia seguinte, porque comigo vai ser fome zero, dinheiro no bolso e povo feliz outra vez. Acreditem, assim como um trabalhador metalúrgico e uma mulher foram eleitos presidentes, alguém que veio do cabo da enxada, como eu, também pode ser governador deste estado”, argumentou.
Depois, o candidato esteve em Esteio, para mais uma caminhada com apoiadores e militantes pelas ruas do Loteamento Pôr do Sol, Vila Nova e São José. Ele lembrou que o município recebeu muitos recursos dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Só na área da habitação, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, foram construídas 1.170 moradias.
Edegar participou ainda de outra caminhada, no calçadão de Sapucaia do Sul. Lá, ele destacou que, no seu governo, os trabalhadores da educação serão tratados com respeito e que vai melhorar a qualidade da merenda escolar. “Quando a criança chegar na escola, ela terá café da manhã, almoço e todas as refeições necessárias. Nós vamos comprar da agricultura familiar e dar aos estudantes alimentação com sinônimo de saúde, porque ninguém aprende de barriga vazia”, ressaltou.
A última caminhada do dia ocorreu em São Leopoldo, no Vale do Sinos, onde Edegar, na sexta-feira (23) à noite, também participou do comício da candidatura de Marcel Frison a deputado federal. Durante a agenda de hoje no município, ele afirmou que vai investir 12% do orçamento do Estado em saúde, para diminuir as filas de espera por uma consulta, um exame ou uma cirurgia. Ainda reforçou o seu compromisso com o combate à fome. “No meu governo, o churrasco dos gaúchos não vai mais ser artigo de luxo, porque o churrasco para nós não é só uma comida boa. É cultura, é encontro com a família. Eu quero ver o povo trabalhador se alimentar com diversidade e dignidade”, completou.
Todas as caminhadas de Edegar, apoiadores e militares dos partidos da Frente da Esperança foram acompanhadas por lideranças locais e candidatos e candidatas que concorrem a uma vaga à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.