Escolha uma Página

Edegar Pretto prestigia posse do presidente Valdeci Oliveira

O deputado Valdeci Oliveira (PT) assumiu nesta segunda-feira (31) a presidência da Assembleia Legislativa. Na mesma solenidade foi empossada a nova Mesa Diretora da casa. Natural de Santa Maria, na Região Centro, o deputado é o quarto da bancada petista indicado a assumir a presidência no processo de gestão compartilhada do parlamento gaúcho, onde as quatro maiores bancadas (PT, MDB, PP e PTB)  exercem o comando em rodízio. Em 2009 foi o deputado Ivar Pavan, em 2011 o deputado Adão Villaverde, em 2017 o deputado Edegar Pretto e agora em 2022 Valdeci Oliveira tem a tarefa de presidir o Legislativo.

Entre os desafios destacados pelo novo presidente, estão pautas que tratam do enfrentamento à pandemia, emprego e renda, respeito e fortalecimento do serviço público, garantia do acesso pleno à saúde, crédito aos micro e pequenos empreendedores, apoio à agricultura familiar e combate à estiagem, infraestrutura de estradas e saneamento, cultura e a defesa incontestável da democracia. “O desafio de uma presidência legislativa, assim como o compromisso de quem a ocupa, é ouvir a todos, não interditar nenhum debate, ter como norte o cumprimento do seu regimento interno e os ditames da democracia. Também chamar a sociedade para a discussão daquilo que orienta ou interfere no seu dia-a-dia, construir as pontes quando necessário e fortalecer o papel enquanto Casa plural”, destaca Valdeci.

O deputado estadual Edegar Pretto (PT) participou da solenidade no Plenário 20 de Setembro. Pretto desejou sucesso ao colega da bancada petista, e disse que a gestão representa um momento muito especial. “A posse do deputado Valdeci é uma sinalização de um bom início de ano. Nossa bancada está ao lado dele, porque sabemos que esta é uma gestão que terá política para o povo trabalhador, e que nesse sentido o parlamento será muito demandado nesse ano. Nós estamos vivendo um momento muito difícil para o nosso povo, mas quero dizer a todos e todas que não se sintam desamparados nessa hora, porque o parlamento gaúcho está do lado de vocês”, ressalta.

Em sua trajetória, Valdeci Oliveira foi vereador por dois mandatos e prefeito de Santa Maria por oito anos. Foi deputado federal e líder do governo Tarso Genro na Assembleia Legislativa. Está no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual pelo PT.