Escolha uma Página

Edegar Pretto participa de homenagem ao Comung

Um ato realizado na manhã desta segunda-feira (13), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, homenageou o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). A proposição do presidente da AL, Gabriel Souza (MDB), é um reconhecimento à importância do Comung para a educação, à ciência e à pesquisa no estado.

O deputado Edegar Pretto (PT) prestigiou a homenagem, que foi recebida pelo presidente do Comung, reitor Evaldo Kuiava, da Universidade de Caxias do Sul. Para Edegar Pretto, as universidades são a principal fonte de conhecimento que, além de garantir o desenvolvimento das pessoas, possibilitam as maiores descobertas e evoluções da humanidade. “É muito gratificante ver a valorização dessas instituições, num momento em que a ciência e a pesquisa têm sido negadas e questionadas pelo próprio Governo Federal, o que é lamentável”, pontuou.

Para Kuiava, o reconhecimento do parlamento estadual à caminhada de 25 anos do Comung é muito importante para a valorização da instituição que reúne as universidades que tanto contribuem para o desenvolvimento do estado. “Todas as instituições do grupo nasceram com essa missão e queremos estreitar a nossa relação junto ao legislativo e ao governo do Estado para que possamos fortalecer esse setor e dar respostas mais efetivas para a sociedade através da pesquisa, do ensino e da prestação de serviços, principalmente na área da educação e da saúde, tendo em vista que nós temos vários hospitais, nos quais somos gestores”, ressaltou.

Hoje, o Comung representa uma série de conquistas para as instituições nas suas diversas áreas de atuação: ensino de graduação e de pós- graduação; pesquisa; extensão; gestão; tecnologia, inovação e empreendedorismo; e políticas públicas para educação e saúde, entre outras, com parcerias históricas e efetivas.

Também participaram do ato, o vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputado Beto Fantinel (MDB); reitores e representantes de 10 universidades que fazem parte do Comung.