Escolha uma Página

Edegar Pretto: “O Estado tem a obrigação de apoiar empreendimentos da reciclagem”

Pré-candidato do PT ao Governo do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto foi recebido neste sábado (2) por trabalhadores e trabalhadoras da Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde, localizada em Santo Ângelo, na região das Missões. A entidade, fundada em 1996, teve apoio do então governo de Olívio Dutra para a conquista do espaço físico. Hoje, possibilita trabalho e renda a cerca de 50 pessoas do município.

A Ecos do Verde atua na central de triagem, onde recebe o lixo da coleta seletiva domiciliar, e também no galpão sede, onde recebe material de catadores, órgãos públicos e empresas. Ao todo, são recicladas em média 130 toneladas de lixo por mês, entre papel, plástico, metal e vidro, oriundas da cidade de Santo Ângelo. Os recicláveis dos cooperados são vendidos principalmente para a indústria.

Edegar Pretto, que também estava acompanhado do deputado estadual Jeferson Fernandes, do vereador Gilberto Corazza e do presidente do PT municipal, Adelmo Fonseca, visitou as instalações e ganhou uma camiseta com a escrita “Ao reciclar o lixo, geramos trabalho e preservamos a natureza”. Na ocasião, o pré-candidato ao Piratini defendeu que o trabalho dos catadores e das catadoras e a reciclagem, setor onde as mulheres são maioria, estejam inseridos nas políticas públicas.

“O Estado tem a obrigação de apoiar empreendimentos como esse da reciclagem, porque, por mais dificuldade que as pessoas tenham, elas não querem esmolas. Elas querem oportunidades para empreender, comprar comida. E aqui se vê um grande exemplo de organização de trabalho”, argumentou. Ele ainda acrescentou que é importante retomar projetos de desenvolvimento com incentivo aos diversos setores produtivos que geram emprego.

A presidente da Ecos do Verde, Carla Martiane Nicoletti, falou sobre a importância da reciclagem para a renda das famílias envolvidas. “A partir do momento que o lixo passa pelas nossas mãos, ele é enfardado e vira dinheiro”. Já o secretário da associação, Adair Jacinto Tomazi, afirmou que é fundamental o apoio dos governos municipal, estadual e nacional. “Precisamos de projetos, de recursos para as cooperativas se equiparem melhor, comprarem seus maquinários e conseguirem fazer a triagem. Precisamos, principalmente, da ajuda dos municípios, pois não somos pagos pelo que a gente faz. Nós acabamos fazendo um trabalho que é público, triando o lixo que é da cidade. Essa é uma luta nossa constante, por esse reconhecimento”, destacou.

Ainda em Santo Ângelo, Edegar Pretto cumpriu agenda no Hospital Santo Ângelo (HSA), que contempla 24 municípios, com 90% dos atendimentos feitos pelo SUS; e no Parque Científico e Tecnológico das Missões, da Universidade Regional Integrada (URI). O roteiro do pré-candidato encerrou com uma assembleia popular, que reuniu a população dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Missões, Celeiro, Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial, num processo de escuta ativa que Edegar Pretto está fazendo em todas as regiões do estado para formulação do seu plano de governo.

Imagem: Rafael Stedile