Escolha uma Página

Referências do PT gaúcho e nacional fazem convocação em apoio a Edegar Pretto

A ex-presidenta Dilma Rousseff, os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o senador Paulo Paim, o ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont e o ex-deputado Flávio Koutzii, referências históricas do Partido dos Trabalhadores (PT) desde às lutas contra a ditadura, ao lado do presidente estadual do partido, deputado federal Paulo Pimenta, publicaram uma carta aberta ao campo progressista. Citando os militantes, a juventude, movimentos sociais e todos e todas que defendem a Democracia e a Justiça Social, os signatários da carta reforçam a confiança na indicação do nome do deputado Edegar Pretto na disputa ao governo do Rio Grande do Sul.

O texto diz que o PT realizará sua convenção partidária no próximo domingo, dia 31 de julho, para homologar Edegar Pretto como candidato a governador. O grupo lembra que o evento se realiza num momento dramático da sociedade brasileira, no qual dois caminhos são possíveis: o primeiro da desgraça social, do ódio, da violência e das medidas ultraliberais que massacram os trabalhadores; o segundo representado por pessoas e partidos que defendem a Democracia plena e as condições para o Brasil retomar o caminho do desenvolvimento.

A carta aponta ainda para a convergência e unidade das forças políticas, e destaca Edegar Pretto como nome capaz de encabeçar a reconstrução do Rio Grande. O texto finaliza com uma convocação ao campo progressista e simpatizantes, para que se mobilizem em apoio aos projetos que representam esperança e a defesa do Rio Grande e do povo trabalhador do Brasil, representado em nível nacional por Lula, e no RS por Edegar Pretto.

Leia a carta na íntegra:

Dia 31 de julho o Partido dos Trabalhadores realizará o ato oficial de homologação da candidatura do nosso companheiro Edegar Pretto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É um evento político democrático que se realiza num momento dramático da sociedade brasileira, no qual dois caminhos são possíveis. O primeiro é o caminho da desgraça social, do ódio e da violência que incita o medo e faz a separação extrema entre irmãos, cidadãos e cidadãs de um mesmo país. É o caminho que quer eliminar as diferenças políticas e os projetos de vida comum, pela autoridade da força sem convencimento e fragmenta a nação entre vencedores e vencidos, privilegiados e deserdados. O caminho que aplica sistematicamente as medidas ultraliberais que agradam o mercado e massacram os trabalhadores.

O segundo caminho, que tem como uma das suas representações a candidatura Lula – sustentada pela coalização de partidos reunidos na Frente Juntos Pelo Brasil e na Federação do Brasil da Esperança – tem como ponto de partida que a democracia plena, o Estado Social, o funcionamento pleno das instituições republicanas dentro da Constituição, são as condições preliminares para o Brasil retomar o caminho do desenvolvimento com distribuição de renda, do combate à fome e à miséria, do respeito à diversidade e da sustentabilidade ambiental. É o caminho que descarta o ódio como método político e não aceita que a desigualdade e a concentração de renda possam levar a uma sociedade justa.

Este projeto de vida e de comunhão nacional, de afirmação da soberania popular e de respeito aos direitos das minorias, está representado aqui no Estado pela candidatura de Edegar Pretto a Governador do Estado. A convergência e unidade das nossas forças políticas na sustentação do nome do companheiro Edegar mostra o significado e aponta para a construção de um Rio Grande que recupere a sua dignidade política e as suas tradições libertárias dentro do convívio democrático. Neste, o fascismo, o negacionismo e a violência, não vão e não podem prosperar.

Os que firmamos a presente manifestação chamamos toda nossa militância, a juventude, simpatizantes do PT, lutadoras e lutadores pela Democracia e pela Justiça Social, que nos mobilizemos para disseminar o projeto representado por Lula e Edegar em defesa do Rio Grande e do povo trabalhador do Brasil. A esperança é possível. Com Lula na Presidência e Edegar no Governo do Estado, a esperança se tornará história presente e assim um futuro melhor para todos.

Assinam a carta:

Dilma Rousseff – ex-presidenta da República

Paulo Paim – senador

Olívio Dutra – ex-governador

Tarso Genro – ex-governador

Flávio Koutzii –  ex-deputado

Raul Pont – ex-prefeito de Porto Alegre

Paulo Pimenta – presidente do PT RS