Escolha uma Página

Edegar Pretto debate a educação superior em encontro com universidades da Fronteira Noroeste

Cumprindo agendas de trabalho no Noroeste do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, candidato ao governo do Estado em pré-campanha, se reuniu nesta sexta-feira (12) com representantes de cinco universidades e faculdades da região, no campus da Unijuí em Santa Rosa.

Na oportunidade, reitores, diretores e vice-diretores fizeram uma breve apresentação das suas instituições de ensino, apontando as principais dificuldades e outras questões da área da educação que julgam importantes para um programa de governo.

Edegar Pretto elogiou o empenho e a importância de cada uma das instituições no desenvolvimento da região, qualificando jovens e adultos. Ele relatou alguns legados dos governos petistas na área educacional, relembrando que Olívio Dutra, atual candidato ao Senado, criou a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que levou para diversas regiões cursos específicos, que supriram demandas características de cada local.

Edegar Pretto destacou que tem compromisso com a formação de professores, a valorização dos servidores públicos e, ao lado de um possível governo Lula, a oferta de espaços e mais oportunidades de acesso das pessoas às universidades.

“A educação é essencial na construção de um estado forte, e a marca do nosso governo será a participação popular e o diálogo. Daremos, aos reitores, professores e comunidade acadêmica espaço para apontarem possíveis caminhos. Muito daquilo que é produzido e pensado nas universidades pode ajudar no desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, observou.

O que dizem os representantes

Diretor da Fundação Educacional Machado de Assis (Fema) de Santa Rosa,  Antônio Ternes argumentou sobre a necessidade de qualificação para trabalhadores na educação básica. Acrescentou que há dificuldades devido a uma política equivocada de educação no país, provocando inclusive o fechamento de programas de doutorados e mestrados.

Analice Marchezan, diretora do Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa, falou sobre o interesse da instituição em ampliar a oferta de cursos, mas há limites de infraestrutura. Apontou também a valorização profissional de trabalhadores de licenciatura.

Vice-diretor da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Mauro Nüske chamou atenção sobre as políticas públicas estaduais e federais ofertadas para o ensino superior e também assinalou como importante a reavaliação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que hoje praticamente não existe mais.

Cátia Maria Nehring, reitora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, pediu que, se eleito, Edegar Pretto coloque a pauta da educação como uma das prioridades do seu governo, ressaltando que está ocorrendo um processo de apagão, especialmente, na formação de professores.

Vice-diretor da Faculdade Horizontina (Fahor), Marcelo Blume disse que há necessidade de investir em cursos de engenharias, pois o país tem grande demanda e força neste setor, através de indústrias, e outros que necessitam dessa mão de obra.

Foto: Rafael Stedile