Escolha uma Página

Deputado Edegar Pretto é recebido por parlamentares e pelo ex-presidente Pepe Mujica no Uruguai

O deputado estadual Edegar Pretto (PT) cumpriu agenda de trabalho em Montevidéu, no Uruguai. O deputado foi convidado pelo Parlamento do MERCOSUL, onde esteve reunido com o presidente do Parlasul, deputado Daniel Caggiani (Frente Amplio). No encontro, trataram das experiências em relação ao trabalho realizado no Rio Grande do Sul  para combater o uso abusivo de agrotóxicos na produção de alimentos.
Edegar Pretto apresentou seus projetos que tramitam na Assembleia Legislativa gaúcha sobre o tema. O primeiro deles diz respeito à proibição do 2,4-D, que é um herbicida liberado no Brasil, e que comprovadamente é um dos venenos mais tóxicos do mundo e, dependendo das condições do tempo, “não respeita a cerca, vai quilômetros em direção a outras plantações e à saúde humana”, disse o deputado. O segundo defende a proibição da pulverização aérea no RS. “Estudos apontam que apenas 30% do veneno jogado de avião alcança o seu alvo e 70% vai para onde o vento leva”, revelou Pretto. E o terceiro projeto visa obrigar a indústria a colocar no rótulo das embalagens dos produtos informações sobre os agrotóxicos que foram utilizados na produção. “O consumidor tem direito de saber”, defendeu.
O deputado gaúcho também esteve reunido com o senador uruguaio Juan Castillos (Frente Amplio), no Palácio Legislativo da capital Montevidéu. Lá, apresentou o trabalho e ações realizadas no Rio Grande do Sul no combate ao machismo e à violência contra as mulheres, coordenadas pelo Comitê Gaúcho Impulsor ElesPorElas, da ONU Mulheres Brasil. Tenho certeza que esse intercâmbio amplia as possibilidades de novas informações e estratégias de ações conjuntas para garantir melhorias na qualidade de vida, tanto no Uruguai como aqui no RS”, avaliou Pretto.
Para fechar a agenda no país vizinho, Edegar Pretto e o ex-governador Olívio Dutra foram recebidos pelo ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica. O encontro ocorreu no sítio de Mujica , localizado numa comunidade rural cerca de 20 quilômetros da capital Montevidéu. Na conversa, assuntos sobre a política nos dois países. Edegar Pretto conta que Pepe Mujica está preocupado com a criminalização da política. Para Mujica, a política é sagrada e necessária, “caso contrário só teremos regime de exceção”, declarou. Mujica e Olívio Dutra são velhos amigos, e nutrem grande respeito um pelo outro. Por ser um líder reconhecido na América Latina e uma das figuras mais populares do cenário político mundial, o ex-presidente uruguaio sempre é visitado e consultado por amigos e lideranças.
Ainda em relação ao Brasil, Mujica demonstra preocupação com a democracia, e diz que aqui também há muita criminalização da política, e que “isso precisa ser combatido”, e acrescentou  mensagem aos brasileiros: “Os únicos derrotados são aqueles que deixam de lutar”.
O deputado Edegar Pretto avaliou como  positivo o intercâmbio no país vizinho, e em relação à conversa o ex-presidente Pepe Mujica disse estar orgulhoso com mais um encontro com o homem simples que tem reconhecimento mundial. “Do alto de seus 83 anos, marcados pela militância e modo de agir, Mujica nos ensina que sua história de vida, luta e resistência são seus maiores atos políticos”, observou o deputado.