Escolha uma Página

Plenária ressalta compromissos de Edegar para construir RS que o povo quer

O modelo de construção do plano de governo de Edegar Pretto para o RS foi apresentado durante a Grande Plenária O Rio Grande do Sul que o povo quer, realizada neste sábado (28) no Hotel Ritter, em Porto Alegre. O coordenador do plano, Jorge Branco, apresentou os principais compromissos de Edegar Pretto com a nossa terra. Um plano de futuro e esperança, centrado na realidade das famílias do nosso Rio Grande.

“Nosso plano de governo é coerente com aquilo que pensamos para o Brasil e para o Rio Grande do Sul, tem que ser coerente com o significado que tem Lula e Edegar. Por isso é um plano assentado no diálogo e um pacto para tirar o Rio Grande, e junto com o presidente Lula, o Brasil da crise que os bolsonaristas jogaram nosso país e estado”, disse Branco.

A construção do plano contará com várias assembleias populares em todo o RS. Além disso, Branco afirmou que a população também poderá participar da construção do projeto por meio de uma plataforma digital chamada DecidimPovo. Basta entrar no site da decidimpovo.com.br. Uma ferramenta fácil, prática, popular e participativa para que todos e todas decidam o rumo do Rio Grande do Sul. A ferramenta também é utilizada em outras países para a formulação de políticas públicas.

Branco disse ainda que o processo de discussão contará com a participação de sindicatos, organizações da sociedade e movimentos sociais. “Nosso plano de diálogo está centrado em 13 compromissos que são a base” do processo coletivo de construção do plano de governo. Os 13 compromissos são:

· Enfrentamento à pobreza com políticas de desenvolvimento e proteção social, segurança alimentar e nutricional, fortalecimento e promoção das políticas de transferência de renda, apoio à agricultura familiar e à economia solidária na produção e comercialização de alimentos saudáveis e acessíveis a todos e todas.

· Apoio às indústrias, inovação, retomada do Polo Naval, crédito para investimento em empreendimentos com alto grau de empregabilidade, programa de formação profissional. Apoio aos micro e pequenos empreendimentos, como novo padrão de desenvolvimento e de inclusão ao trabalho, com o programa MEU TRABALHO DE NOVO.

· Um Estado ativo, planejador, investidor e indutor, que mobiliza investimentos públicos, sem teto de gastos e sem privatizações, garantindo crescimento econômico e sustentável, com o foco na inclusão digital e na inovação tecnológica.

· Fortalecimento do SUS e do controle social, garantia de vacinação, redução dos tempos de espera nos postos, hospitais e unidades de pronto atendimento, ampliar os serviços para atender as demandas represadas e geradas pela pandemia da Covid-19. Aplicação dos 12% da receita líquida em ações e serviços públicos de saúde.

· Com acesso à moradia digna para todos e todas, com transporte e segurança pública, com direito ao esporte e ao lazer, com paz e esperança. Vamos constituir políticas de reconhecimento e cidadania às populações idosas, indígenas, LGBTQIA+, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, especialmente as mais pobres do campo e da cidade.

· Qualificação das escolas, retomada do diálogo com toda a comunidade escolar, políticas de valorização salarial, qualificação do ensino, recomposição do quadro. Nenhuma criança ou adolescente fora da escola.

· Agricultura familiar, acesso a tecnologias para o campo, políticas de proteção climáticas, relação qualificada e produtiva com o agronegócio, irrigação, transporte, armazenagem, qualificação do trabalhador do campo.

· Os gaúchos e as gaúchas participarão da decisão do futuro e de onde o governo vai investir o dinheiro, com controle e transparência sobre esses investimentos. Além disso, vamos reconstruir os serviços diretos de interesses dos cidadãos e vamos salvar o IPE Saúde para que continue a beneficiar a todo o estado.

· Combater o desmatamento, proteger nossos biomas, garantir o pleno funcionamento dos mecanismos públicos de proteção do meio ambiente. Inovação tecnológica e transição ecológica.

· Ampliação dos bens culturais, incentivo a todas as manifestações culturais e artísticas do nosso povo, além de apoiar a economia criativa e a geração de riqueza cultural.

· As mulheres serão as protagonistas no novo ciclo do Estado, promovendo a autonomia econômica das mulheres, a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho, e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher.

· Enfrentar o racismo estrutural e institucional, o preconceito, a intolerância e a exclusão. Colocar a população negra no centro das ações do governo, com programas de inclusão, educação e saúde.

· Trabalhar para que os jovens possam se emancipar, pela valorização e promoção da participação social, pelo reconhecimento do jovem como sujeito de direitos universais, geracionais e singulares, e pelo respeito à identidade e à diversidade das juventudes.

Esse é o Rio Grande que queremos para todos e todas, afirmou Branco. “É assim, como Lula e Edegar, que vamos recolocar o Brasil e o Rio Grande no caminho do crescimento, da alegria e da igualdade”, concluiu.

Texto: Rafael Ely
Imagem: Rafael Stedile