Dilma: coração valente, força brasileira, garra desta gente!
Quando a presidente Dilma Roussef assumiu como a primeira mulher presidenta do Brasil, durante o período de 1° de janeiro de 2011 e 31 de agosto de 2016, inúmeros programas criados no governo de Lula foram fortalecidos e ampliados. A força peculiar da presidenta Dilma foi sinônimo de continuidade de um governo de oportunidades, mas também de articulações covardes que resultaram no golpe.
Dilma concluiu obras importantes no Rio Grande do Sul, como a BR-470, BR-448 (Rodovia do Parque), BR-116 (entre Dois Irmãos e Gravataí), entre tantas outras que possibilitaram maior segurança e escoamento da produção gaúcha pelas rodovias do Estado como a 2ª ponte do Guaíba e acessos à BR-290, a duplicação da BR-116, que vai dos municípios de Guaíba até Pelotas; além da duplicação da BR-392, que liga os municípios de Pelotas e Rio Grande; e da BR-290, que liga Eldorado do Sul a Pantano Grande.
Foi no governo de Lula que o rendimento do trabalhador cresceu acima da inflação, passando de R$ 200 para R$ 880 o salário mínimo em 2016, mas foi no governo de Dilma que o salário mínimo cresceu, repondo a inflação do ano anterior mais o crescimento do PIB.
Dilma criou em 2013 o programa Mais Médicos com atuação em 4.058 municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, 371 municípios receberam novos médicos, foram 1.235 profissionais. Foi também durante o governo Dilma, a partir dos resultados do governo do presidente Lula, que o Brasil saiu do Mapa da Fome. O Rio Grande do Sul foi o primeiro a sair dessa condição pelas políticas realizadas em parceria com o governo estadual do então governador Tarso Genro.
A parceria entre os governos Tarso e Dilma também ofereceu assistência técnica para 71 mil famílias extremamente pobres, que viviam da agricultura familiar, mas não recebiam investimentos e subsídios para a produção. Antes disso, sessenta e um mil produtores gaúchos de leite deixaram de produzir, reduzindo a produção de leite e demais alimentos.
A continuidade de projetos, o fortalecimento e a implantação de outros tantos, fez do governo Dilma um dos que também mais investiu em políticas de educação, saúde, segurança e assistência social, entre tantos outros setores que foram vistos como prioridade para o crescimento e desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil como país soberano.
Devemos nos orgulhar imensamente de Dilma. Não por ter sido a primeira presidenta mulher, mas por sua história de vida. Apesar de tudo, do golpe e de todas as torturas que enfrentou, nunca abaixou a cabeça, seguiu em frente com muita coragem e uma dignidade inabalável.