Escolha uma Página

Direitos das mulheres e reforma da Previdência foram temas de encontros regionais

O deputado Edegar Pretto (PT) participou de encontros regionais de mulheres trabalhadoras, nos municípios de Engenho Velho, Vista Alegre, Seberi, Nova Boa Vista e Ronda Alta. As atividades, que reuniram milhares de mulheres, foram realizadas para marcar o 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres.

Nos eventos, o parlamentar falou das ações desenvolvidas pelo Comitê Gaúcho do Movimento Mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres Brasil, por igualdade de gênero e fim da violência contra as mulheres. Edegar fez um histórico do trabalho no Rio Grande do Sul, com objetivo engajar homens e meninos para novas relações de gênero sem atitudes e comportamentos machistas. “Recebi a indicação da ONU para integrar o comitê brasileiro ElesPorElas, e depois lançamos o movimento no estado. Isso fortaleceu nosso trabalho, que já é referência no Brasil e para as Nações Unidas”, afirmou o deputado, que é coordenador do Comitê Gaúcho.

Os encontros iniciaram com recepção das caravanas regionais. As programações foram compostas por painéis, com destaque para temas sobre empoderamento, direitos das mulheres e impacto na vida das trabalhadoras com a possível aprovação da reforma da Previdência. Palestrantes explicaram ao público quais as mudanças que ocorrerão com a aposentadoria, especialmente dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, se a reforma for aprovada na Câmara. Edegar enfatizou que as maiores prejudicadas serão as mulheres, que precisarão trabalhar mais solicitar a aposentadoria. “Vamos lutar junto com o povo e impedir que as reformas que retiram os direitos sociais dos brasileiros e brasileiras se concretizem”, garantiu.