Escolha uma Página

Prefeitura de Nova Santa Rita adere ao Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres

Mais uma prefeitura do Rio Grande do Sul aderiu ao Movimento Global ElesPorElas (HeForShe) da ONU Mulheres, a fim de contribuir com a causa da igualdade de gênero. O prefeito Rodrigo Battistella, de Nova Santa Rita, assinou o Termo de Compromisso na tarde desta quinta-feira (8), em uma live nas redes sociais com participação do coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas, deputado estadual Edegar Pretto (PT); e da coordenadora municipal das mulheres, Daiane de Oliveira.

A partir da adesão, a prefeitura situada na região Metropolitana de Porto Alegre assume uma série de compromissos. O objetivo é envolver as estruturas do governo e os homens na luta por igualdade, pelo fim da discriminação e da violência contra as mulheres..

Edegar Pretto destacou que a prefeitura de Nova Santa Rita é a terceira do RS a aderir ao Movimento da ONU Mulheres. O poder público de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, e Canoas, também na região Metropolitana de Porto Alegre, fizeram a adesão na semana passada.

Para o deputado, o engajamento das prefeituras ao ElesPorElas e a elaboração de políticas públicas são fundamentais para diminuir os índices de violência contra as mulheres. “Se vivemos em um estado em que somente no ano passado tivemos 1.908 mulheres estupradas, 78 feminicídios e 18.944 ocorrências de lesão corporal, não podemos ficar tranquilos. São números assustadores e inaceitáveis.”

O prefeito Rodrigo Battistella disse que o envolvimento de homens e entes políticos à iniciativa da ONU Mulheres é fundamental para conscientizar a população de que não se pode cometer violência contra as mulheres. “Vamos dar uma atenção muito especial a esse programa, a todas as políticas públicas que sejam voltadas às mulheres e a tudo aquilo que for para preservar a vida das pessoas”.

A coordenadora Daiane comentou que a adesão de Nova Santa Rita ao ElesPorElas representa um momento muito especial, e que a parceria irá somar no enfrentamento à violência contra as mulheres. “Em tempos difíceis, a nossa administração é a favor de todas as pautas que prezam pelo bem-estar, pela vida, pela saúde. Prioriza as mulheres, e se tu prioriza as mulheres, prioriza a vida, a família e consequentemente a sociedade”.

ElesPorElas

O Movimento da ONU Mulheres, Eles por Elas (HeForShe) é um esforço global criado em 2014 para difundir a conscientização e promover a responsabilidade de homens e meninos para a eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas.

O RS foi o primeiro estado do país a aderir ao ElesPorElas, em 2015. O Comitê Gaúcho ElesPorElas, lançado em 2017, é composto por empresas, universidades, instituições públicas, prefeituras, artistas e os clubes de futebol da dupla Grenal.

Compromissos da prefeitura de Nova Santa Rita junto ao Movimento ElesPorElas:

– Introduzir programas de sensibilização e educação de gênero em escolas, assim como em sedes e departamentos do governo local e, de forma mais ampla, através de campanhas públicas de mudança social;

– Realizar ou incentivar encontros, conferências e eventos especiais destinados a ampliar a consciência da importância dos homens para a igualdade de gênero, bem como a importância do empoderamento das mulheres para um mundo de paz;

– Promover o movimento através de meios de comunicação públicos e outros canais de comunicação online e off-line;

– Criar estruturas no governo para gestão de políticas públicas para as mulheres, como coordenadorias e secretarias;

– Criar e estimular estruturas fiscalizatórias e propositivas de políticas públicas de gênero, como Conselhos de Direitos das Mulheres;

– Incluir no orçamento recursos específicos para políticas públicas para mulheres.