Escolha uma Página

Edegar Pretto: “a gestão pública precisa dar possibilidade de futuro para os jovens”

Um encontro com a juventude marcou o final da agenda de Edegar Pretto, na Região Central. O evento, que ocorreu na Feicoop, em Santa Maria, foi o ambiente escolhido para que jovens, representantes de diversas entidades, pudessem expor as suas preocupações quanto à atual situação política brasileira e, principalmente, quanto ao futuro. Conforme o deputado, quase a metade da população nunca esteve tão desanimada como agora. “Não sabe se vai ter emprego, se vai ter comida na mesa, se vai ter escola para os filhos. 1,2 milhão de pessoas no RS não sabem se vai ter alimento no dia seguinte. O atual governo não tem nenhuma política pública para os pequenos e médios empresários.”

“Nós temos uma realidade complicada e extremamente preocupante para a juventude. Se a gente percebeu que nas últimas duas décadas a juventude pode passar a sonhar, seja com ensino superior,  com educação de qualidade e com emprego digno, há pelo menos cinco anos essa não é mais a nossa realidade. E isso coloca a juventude numa situação muito difícil, de acabar caindo no imobilismo”, declarou o secretário municipal da Juventude do PT e coordenador do DCE da UFSM, Luiz Boneti. Ele salienta que a juventude quer voltar a sonhar com educação e emprego de qualidade e com um salário que atenda às condições da vida atual.

Para o deputado, a gestão pública precisa dar possibilidade de futuro para os jovens e crianças. Somos um país que forma e não dá oportunidades. “Os jovens estão cansados, 62% da juventude brasileira, se pudesse, iria embora do país. As principais mudanças do Brasil sempre passaram pela rebeldia da juventude. É uma rebeldia como causa proposta de quem quer construir um país melhor para si e para a sua família.”

O ato organizado pela Juventude do PT, também teve o apoio do Levante Popular da Juventude, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, União Estadual dos Estudantes (UEE), União Nacional dos Estudantes (UNE) e jovens ligados ao movimento rural e ao Movimento Negro Unificado (MNU). “O intuito é justamente esse, que a gente consiga mostrar que a juventude é diversa, que tem esses desafios, mas que também tem muita expectativa e muita esperança”, finalizou Luiz Boneti.