notícias noticias
notícia

“Acabar com a fome deve ser a prioridade de qualquer gestor público”, diz Edegar Pretto

16/10/2021 - 18h10min

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, no sábado (16/10), o deputado Edegar Pretto, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Consea RS, conduziu o ato de entrega de alimentos à cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que fica no bairro Azenha, em Porto Alegre. A cozinha, que mesmo já tendo servido mais de três mil refeições para pessoas que passam fome, sofreu ação de despejo, no dia 13 de outubro, e não parou de funcionar, está num local improvisado até que a situação seja definida. Os produtos doados foram produzidos em assentamentos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar.

Para o deputado, são movimentos de solidariedade como este que têm garantido o alimento para boa parte da população desamparada. “Acabar com a fome deve ser a prioridade de qualquer gestor público, pois esse é um dos principais problemas enfrentados pela população. A situação que já tinha voltado a ser grave em 2018, com 10 milhões de pessoas passando fome, piorou muito. Hoje, já são 19 milhões de pessoas sem acesso à alimentação, no Brasil. É uma verdadeira catástrofe”, desabafou.

Conforme a coordenadora da Cozinha Solidária do MTST, na Azenha, Juliana Motta, depois da reintegração de posse da semana passada, movida pelo Governo Federal, já que o imóvel é de propriedade da União, o grupo de voluntários da cozinha contou com a ajuda de vizinhos e está trabalhando, provisoriamente, na Rua Marcílio Dias, nº 1463, até que o Governo do Estado defina um local fixo para o funcionamento da cozinha solidária. “A gente segue fazendo entre 150 e 200 marmitas por dia. Esse número vai aumentar quando tivermos um espaço fixo. A gente vem atendendo um público em situação de rua, porque em Porto Alegre nós tivemos um aumento de 40% dessa população, e também alguns trabalhadores da região, que por dificuldades acabam ficando o dia inteiro sem almoçar”, explicou Juliana.

Como fazer doações para a cozinha solidária

Presencialmente: na Rua Marcílio Dias, nº 1463, bairro Azenha – Porto Alegre


alimentação comida Cozinha Solidária doação Edegar Pretto fome governador MTST pré-candidato
confira também
Governos Lula, Dilma, Olívio e Tarso dei…
08 ago 2022notíciapré-candidato

Palavra de gaúcho: Em debate, Edegar Pre…
08 ago 2022notíciapré-candidato

Candidatura de Edegar Pretto é registrad…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Eleições 2022: Edegar Pretto participa d…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Assembleias temáticas vão aprofundar Pla…
05 ago 2022notíciapré-candidato

Olívio Dutra: o eterno governador de tod…
05 ago 2022notíciapré-candidato