Festa da Uva: Edegar Pretto e Alckmin indicam que Governo Lula pode garantir preço mínimo para o suco de uva

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, marcou presença nesta quinta-feira (19) em Caxias do Sul, onde esteve ao lado do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Ambos participam da 35ª edição da Festa Nacional da Uva, um dos maiores eventos da agricultura gaúcha e vitrine da cultura italiana na região.

A agenda de Pretto na Serra Gaúcha foi intensa, além de acompanhar Alckmin em sua chegada, o presidente da Conab participou de uma reunião estratégica com representantes do setor da uva e do vinho. O encontro foi um momento fundamental para o debate das demandas e desafios 

enfrentados pelos produtores e pela indústria. Na sequência, Edegar Pretto esteve na cerimônia de abertura do Parque de Exposições, que oficializou o início das atividades da feira.

As entidades que compõem o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) – Agavi, Associação Comissão Interestadual da Uva, Fecovinho, SindivinhoRS e Uvibra – estão entre os principais atores a apresentar suas reivindicações às autoridades presentes. Sendo a vitivinicultura um pilar econômico fundamental para a região, as discussões abordam temas como apoio à produção, desafios de mercado e políticas públicas para o setor.

“Até o mês de março nós vamos concluir o levantamento e deixar este mecanismo pronto, para que o governo quando quiser lançar mão deste apoio, e se tudo correr bem, nós já vamos ter para esta safra o preço mínimo do suco de uva,  que é o que utiliza mais matéria prima deste excelente produto produzido aqui na região”, anunciou Pretto. 

Edegar Pretto, em sua dupla função como presidente da Conab e figura proeminente no cenário político gaúcho como pré-candidato ao Governo do Estado, reafirmou sua atenção e sensibilidade às demandas e anseios da região e das lideranças do setor. Sua participação nos eventos e reuniões reforça a importância da Festa da Uva como palco para a articulação política e o desenvolvimento de políticas voltadas para o agronegócio.

“O nosso governo tem sido parceiro do setor, que agora comemora uma safra recorde. Com diálogo permanente e trabalho conjunto, vamos avançar em novas medidas para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva e garantir que a Serra siga crescendo e gerando oportunidades”, destacou Edegar.

Imagens: Debora Beina

Leia também