O deputado estadual Edegar Pretto já iniciou o diálogo com os atuais servidores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, para dar início à transição da diretoria. Nas próximas semanas ele deve assumir como presidente da empresa pública, a partir de uma indicação feita pelo presidente Lula e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira.
Na segunda-feira (16), Edegar Pretto se reuniu com o atual presidente, Guilherme Ribeiro, e diretores da Companhia. Também participou da discussão sobre a reestruturação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Essa política, que é executada pela Conab, é considerada estratégica para promover a produção diversificada de alimentos e combater a fome no país, indo ao encontro do compromisso já assumido por Lula. Já nesta terça-feira (17), o deputado conversou com representantes dos mais de 3,5 mil funcionários da Conab, para ouvir suas demandas.
O parlamentar segue esta semana na capital federal, em agendas que têm como objetivo ampliar o seu conhecimento sobre a atual situação da Companhia e organizar o seu plano de trabalho. Ao mesmo tempo, aguarda o aval do Conselho de Administração da Conab em relação à indicação do seu nome, para que possa ser nomeado e tomar posse na presidência, o que deve ocorrer até o final deste mês.