Candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul no primeiro turno das eleições, o deputado estadual Edegar Pretto esteve em dois municípios da região Sul nesta quarta-feira (26), para reforçar a campanha pró-Lula na disputa pela presidência da República.
Em Rio Grande, onde foi o mais votado entre os candidatos a governador, com 46.029 votos (43,65%), o líder petista participou de um ato no Largo Dr. Pio, que também contou com a presença do ex-prefeito e deputado federal eleito Alexandre Lindenmeyer, entre outras lideranças. Na ocasião, Edegar agradeceu pela confiança e pelos votos que recebeu na primeira etapa do pleito.
“Nós não fomos para o segundo turno por pouco mais de 2.000 votos. Fizemos um belo trabalho, deixamos uma semente muito bem plantada e a luta continua. Peço que vocês não saiam das ruas até domingo, que levantem um pouco mais cedo e durmam um pouco mais tarde, para elegermos Lula presidente”, salientou.
Edegar destacou a importância de intensificar as conversas com as pessoas nas ruas e nas redes sociais, porque “cada voto importa”. “No domingo, se nós chorarmos, que seja de felicidade com a vitória do povo brasileiro. Com Lula, vai voltar o pleno emprego, o salário será fortalecido e a comida vai baixar no supermercado”, argumentou.
Na ocasião, lideranças lembraram da atual situação do Polo Naval de Rio Grande, que já gerou 24 mil postos de trabalho mas hoje está abandonado. Conforme Lindenmeyer, a eleição de Lula significará a retomada da indústria naval com construção no Brasil, gerando emprego e renda.
Ainda em Rio Grande, Edegar e Lindenmeyer se reuniram com o prefeito Fábio Branco (MDB), para dialogar sobre as eleições neste segundo turno, e se somaram a uma caminhada com integrantes do PT, PSOL, PCdoB, PSB, PDT e PSD. No calçadão, eles conversaram com a população e entregaram panfletos e adesivos da campanha, reforçando a importância de votar em Lula no próximo domingo.
Em defesa da UFPel
Já em Pelotas, município em que fez 56.570 votos (30,63%) no primeiro turno, Edegar participou de uma aula pública em defesa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que reuniu centenas de estudantes e professores em frente ao Mercado Público. O evento abordou a importância da instituição, que sofre com sucessivos cortes e redução orçamentária, para a parte Sul do estado. Acompanhado dos deputados estaduais Fernando Marroni e Zé Nunes, ambos do PT, Edegar levou o seu apoio à universidade e à educação pública.
Depois, dando continuidade às agendas da campanha de Lula, o ex-candidato a governador se juntou a apoiadores e militantes para um ato e uma caminhada no bairro Dunas, e falou da importância de seguirem pedindo votos para Lula. “Nós vamos com muita esperança, nestes últimos dias, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, porque domingo é um dia histórico, de celebração de um novo Brasil que haveremos de construir”, ressaltou.
Edegar, Marroni e a vereadora petista Carla Cassais ainda visitaram a prefeita da cidade, Paula Mascarenhas (PSDB), com quem também conversaram sobre as eleições.
Fotos: Leandro Molina