O carnaval de rua de Porto Alegre, neste sábado (14), foi palco de uma importante ação de conscientização e combate à violência contra mulheres e meninas. Edegar Pretto, Articulador Nacional do HeForShe da ONU Mulheres, uniu-se a parlamentares e ativistas em uma blitz pela paz e respeito, reforçando a mensagem de que a luta pelo fim da violência é uma prioridade social e política.
A iniciativa, que contou com a participação de diversos parlamentares engajados na causa – Maria do Rosário, Laura Sito, Adão Pretto, teve como objetivo primordial combater os alarmantes índices de feminicídio no Rio Grande do Sul e promover a conscientização, especialmente entre os homens.
Edegar Pretto destacou a importância da ação. “Saímos às ruas de Porto Alegre para reforçar a mensagem pelo fim da violência contra as mulheres e meninas. O combate à violência e aos feminicídios precisa ser uma ação permanente, com políticas públicas e orçamento. Junto de ações como esta, que realizamos hoje, de conscientização dos homens.” Sua fala ressalta a necessidade de uma abordagem multifacetada que combine políticas públicas robustas com a sensibilização contínua da sociedade.
A atividade fez parte também de uma ação do Comitê Gaúcho Eles por Elas, braço local do movimento HeForShe, que busca engajar homens e meninos como agentes de mudança na construção da igualdade de gênero. A blitz no carnaval de rua de Porto Alegre demonstra a resiliência e a capacidade de mobilização da comunidade, mesmo diante de desafios e, por vezes, de escasso apoio institucional. A presença de famílias celebrando nas comunidades ressalta a importância de um ambiente seguro e respeitoso para todos.
A participação de Edegar Pretto, pré-candidato a governador, reforça o seu compromisso de vida com a pauta da não violência contra a mulher, levando a mensagem de defesa e proteção para um público amplo e diverso que celebrava o carnaval.





