Festa junina reuniu Juliana, Manuela, Pimenta e centenas de admiradores em Porto Alegre
Comemorar a vida, reunir os amigos e amigas de caminhada e fortalecer um projeto coletivo, assim foi a celebração entre amigos a partir de uma festa junina muito especial que aconteceu neste sábado, 27, data de comemoração da dupla de amigos de vida e de luta.

Edegar Pretto e o ex-governador Olívio Dutra, lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) celebraram os aniversários em uma festa conjunta na quadra da Escola de Samba União da Vila do IAPI. Teve fogueira, pipoca e tudo que a tradição pede. Muita animação com música, banda e escola de samba.

Após receber um presente dos filhos, João e Ângelo, Edegar Pretto, coordenador da pré-campanha do Lula no Rio Grande do Sul e pré-candidato a vice-governador, agradeceu o carinho. “Obrigada a cada um de vocês, que veio celebrar o nosso aniversário, como diz nosso mestre Olívio: ‘ele recém está fazendo 85 anos e eu 55 anos’. Quero dizer para vocês, companheiras e companheiros, que eu tenho muita honra de caminhar ao lado da Juliana. E eu tenho muita honra também da amizade com mestre Olívio!”.
Olívio Dutra (PT), ex-governador, foi recebido sob muitos aplausos. ‘Companheiras e companheiros vocês estão aqui por uma causa coletiva. O que vale é a luta que nos revigora todos os dias, a vontade que nós temos de aprender sempre. Nós somos a favor da tecnologia, mas ela não pode desempregar pessoas. Temos que ter biblioteca, professor respeitado. Nós defendemos a educação popular, gratuita, de todos os níveis! Um projeto solidário!”
Muitos beijos, abraços, afeto e esperança. O time Lula marcou presença. A pré-candidata a governadora, Juliana Brizola afirmou “Olívio, nosso mestre, esse grande companheiro que poderia estar fazendo tanta coisa, e segue lutando pelo povo do Rio Grande. Obrigada pela tua coragem. No teu aniversário, Edegar, eu preciso dizer: ‘muito obrigada pela tua generosidade. Nós temos a chapa mais preparada, o Edegar poderia estar no meu lugar e eu no lugar dele. Eu cresci vendo o meu avô tendo que lutar contra o imperialismo, e agora é a nossa vez, e nós não vamos fugir da luta!”

A pré-candidata ao Senado, Manuela D’Ávila (PSOL) homenageou os aniversariantes.
“Eu não poderia deixar de vir aqui e dizer pra eles como são importantes. Quando a gente pensa nas lutas do Olívio, nunca pensamos no passado, pensamos em coragem. E o Edegar aprendeu muito com o mestre, duas referências de amizade, de companheiros que a gente pode contar. Eu tenho muita honra de ter eles ao meu lado. Que vocês tenham um lindo ano, finalizou.

Paulo Pimenta (PT), também pré-candidato ao Senado, prestigiou o aniversário. “Que alegria que contagia cada um que chega. Nosso primeiro prefeito de Porto Alegre, nosso Olívio Dutra, e este companheiro que nós trouxemos de Miraguaí, para ser presidente da Assembleia Legislativa, presidente da Conab e vice-governador! É um dia da gente celebrar os nossos sonhos e os nossos desafio”, comemorou.
Além de admiradores e amigos da dupla estiveram presentes deputados, deputadas e diversos pré-candidatos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Uma noite de diversão e unificação da frente que quer construir um Estado melhor e seguir vendo o Brasil crescer.
Com um parabéns gaudério, os aniversariantes encerraram a comemoração acendendo uma bela fogueira, representando a chama da unidade e da vida.
Para a segurança do evento e de todos os presentes, uma equipe de bombeiros civis acompanhou o acendimento da fogueira e se manteve posicionada até as chamas se apagarem.
Texto: Carol Zogbi
Imagens: Debora Beina




