Divulgamos, ontem, o 9° levantamento da safra brasileira de grãos, que compreende o período 2022/2033. Tive a honra de anunciar uma estimativa de produção de 315,8 milhões de toneladas, o que constituirá um novo recorde na produção do nosso país. Esse número representa um aumento de 15,8% em relação à safra passada. Serão 43,2 milhões toneladas a mais. A soja, o milho e o feijão tiveram aumento de produção, enquanto o arroz teve um leve recuo. Quero destacar, também, que a Conab está atenta aos preços mínimos de produtos como o milho e o trigo, e para isso estamos nos preparando para a retomada da formação de estoques públicos.
Para chegarmos à estimativa da safra atual, contamos com o trabalho de uma equipe com cerca de 80 técnicos do Conab, das 27 Superintendências Regionais. A nossa Conab, que é a maior companhia de abastecimento da América Latina, voltou a ter papel fundamental na definição das políticas públicas de segurança alimentar, nutricional e combate à fome, que é uma das prioridades do presidente Lula. E eu quero aproveitar para afirmar que todas as funções da Conab estão e serão mantidas.
Tenho dito que precisamos, mais do que nunca, aumentar a produção de alimentos no nosso país, para que a comida chegue à mesa de toda a população. As informações levantadas e divulgadas pela Conab são essenciais para cumprirmos esse objetivo.
Vamos ao trabalho!
📷 Francisco Stucker