“Não vamos vender a Corsan”, diz Edegar Pretto aos representantes sindicais do Sindiágua
O candidato ao Governo do Estado, da coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede), Edegar Pretto, participou nesta terça-feira, (13) do Encontro Estadual de Representantes Sindicais do Sindiágua/RS.
A atividade aconteceu no Hotel Continental e reuniu mais de 200 delegados sindicais que representam as 317 cidades em que a Corsan atua. O objetivo do encontro foi apresentar aos delegados, mais informações sobre o processo de privatização proposto pelo governo de Eduardo Leite para que eles possam levar os detalhes para as cidades que representam e assim, mobilizar a sociedade para que conheçam os riscos que a privatização oferece aos consumidores.
Para a direção do Sindiágua/RS, a privatização trará prejuízos para a sociedade, entre eles a dificuldade no atendimento, pois ele deixará de ser feito por pessoas próximas às cidades e passará a ser feito por uma central 0800, o que acarretará na demora do restabelecimento de qualquer problema, assim como o aumento da tarifa, além de fazer com que a água se torne um bem para poucos, visto que a tarifa social provavelmente deixará de existir.
Ao público da atividade, Edegar relembrou que Olívio Dutra e Tarso Genro, quando governaram, salvaram a Corsan das garras privatistas e que, se eleito governador, ele pretende fazer o mesmo. “Queremos uma empresa pública e fortalecida. Temos condições de fazer o lucro reverter em saneamento. Fui presidente da Assembleia Legislativa, e pela nossa gestão, barramos o avanço da venda da Corsan, CEEE e Sulgás. Naquele período garantimos a manutenção do plebiscito que autorizava a venda. Quem pode salvar a Corsan é o nosso time. Não vamos vender a Corsan e nem o Banrisul. Vamos começar um novo tempo no RS”, afirmou.