Em ritmo de campanha, Edegar Pretto apresentou suas propostas a cinco regiões no final de semana
O final de semana de Edegar Pretto, candidato a governador do Rio Grande do Sul, foi de intensas agendas pelo interior do estado. Ele esteve em sete municípios de cinco regiões, onde conversou com a população, apresentou suas principais propostas de governo e participou de caminhadas, carreatas e encontros com milhares de apoiadores e militantes da coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede).
No sábado (10), os primeiros compromissos foram em Passo Fundo, no Planalto, onde Edegar discursou no ato em defesa da democracia, na Praça do Teixeirinha, e caminhou pelas principais ruas do bairro José Alexandre Zachia. O candidato destacou que fará um governo de oportunidades e reafirmou o seu compromisso com setores como a agricultura e a educação. “Nós vamos, ao lado do presidente Lula, apoiar quem produz alimentos, para baixar o preço na prateleira do supermercado. E nós queremos ver novamente pais e mães orgulhosos por poderem pendurar na parede de casa o diploma de curso superior dos seus filhos e filhas”, ressaltou.
Depois, Edegar se reuniu com apoiadores em Carlos Gomes e esteve em Erechim, no Alto Uruguai, para a “Carreata da Esperança”, que passou por várias partes da cidade. Na região, que tem como forte característica a agricultura familiar, ele garantiu que o Estado será o maior comprador do setor. “Digam aos agricultores que preparem as suas roças, porque a agricultura familiar vai ser a maior vendedora de alimentos para o governo. E nós vamos colocar essa produção na merenda escolar, nas cozinhas comunitárias, nos restaurantes populares”, adiantou.
No mesmo dia, o candidato foi até Paim Filho, no Noroeste Riograndense, para um encontro regional que lotou o ginásio da Comunidade Bracatinga, com a participação de mais de mil pessoas. Lá, ele falou que, se eleito, o seu governo vai liderar “uma grande frente de combate à fome”. “O orçamento participativo vai ser retomado, e a região vai voltar a definir seus projetos prioritários”, acrescentou.
Já no domingo (11), Edegar iniciou o dia de campanha em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, onde almoçou com centenas de apoiadores no Salão Comunitário da Igreja Nossa Senhora Consoladora. No Mercado Público do município, ele também visitou a Feira da Primavera. “Este é um projeto maravilhoso, construído na época do prefeito Elói Poltronieri, que incentiva o agricultor a plantar, industrializar e comercializar. Ele agrega renda, gera emprego e oportunidades, além de dar ao povo da cidade o direito de consumir uma alimentação com sinônimo de saúde”, disse, afirmando ainda que o seu governo vai ser um grande incentivador desse tipo de iniciativa.
As últimas agendas do líder petista foram em duas cidades da Serra Gaúcha. Ele foi recebido em Antônio Prado para carreata e caminhada pelas ruas do bairro Aparecida, onde reforçou a importância, para o estado e o país, das pessoas estarem integradas a este momento decisivo das eleições, e convidou-as para o grande ato com Lula, no dia 16 de setembro, às 17 horas, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. O dia de campanha de Edegar encerrou em Flores da Cunha, também com uma caminhada, no bairro Pérola, que é berço das pastorais sociais da Igreja Católica. Ele conversou com refugiados, vindos do Haiti e Senegal, em especial.