Em São Leopoldo, Edegar Pretto participa de abraço simbólico ao Hospital Centenário
Nesta segunda-feira (5), o candidato ao governo Edegar Pretto, da coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede), participou em São Leopoldo do abraço simbólico ao Hospital Centenário.
O ato tinha por objetivo chamar a atenção das autoridades de saúde, atual governo e população sobre a perda de quase R$ 2 milhões em recursos, através do programa Assistir, criado pelo governo de Eduardo Leite.
De acordo com os conselheiros de saúde da região Metropolitana, o custo geral do sistema teve acréscimo de 45% em 2021 se comparado com 2020, mas os repasses do Estado diminuíram, o que tem acarretado em filas maiores na emergência e nos atendimentos em geral. O Hospital Centenário assiste mais de 800 mil pessoas, vindas de 21 municípios, que necessitam de atendimentos de média e alta complexidade.
Para Edegar Pretto, o que acontece com o Hospital Centenário é um dos símbolos do ataque de Eduardo Leite à saúde do RS. “O Programa Assistir deve tirar mais de R$ 300 milhões de 50 hospitais, em especial os da Região Metropolitana, onde estão as cidades com maiores filas para consultas, exames e procedimentos. Hoje vim aqui, junto com a comunidade regional, dar esse abraço e marcar o compromisso que estou assumindo em ampliar os recursos, junto com o presidente Lula. O governo Leite repassa 7,41% do orçamento para a saúde, quando a lei é de 12%. Trabalharemos para repassar o que a lei determina. É palavra de gaúcho.”
Foto: Rafael Stedile