PT, PCdoB e PV oficializam federação no RS
O PT, PCdoB e PV, partidos que hoje têm a pré-candidatura de Lula à presidência da República e Edegar Pretto ao governo gaúcho, assinaram documento que oficializa no Rio Grande do Sul a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). A assinatura da ata ocorreu neste sábado (16) durante assembleia popular regional sobre o plano de governo de Edegar Pretto, em Santa Cruz do Sul.
A federação ficou constituída tendo como presidente o deputado federal e presidente do PT RS, Paulo Pimenta. O primeiro vice-presidente é Juliano Roso, presidente do PCdoB; e o segundo vice-presidente é Marcio Souza, presidente do PV no estado.
Com a criação da federação no Brasil cada estado precisa constituir uma direção, que passa a responder juridicamente pelo conjunto dos partidos, pelas candidaturas e chapa majoritária. A partir da homologação pela Justiça Eleitoral, as siglas estão aptas a realizar a convenção partidária que apresentará a nominata completa para a disputa ao governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara e Senado Federal.
Em abril deste ano os três partidos foram os primeiros a formalizar, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido de federação partidária em nível nacional. Em maio, o TSE aprovou o pedido de registro da federação, que agora também fica oficializada no RS.
Foto/Rafael Stedile