A 48ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul aconteceu nesta terça-feira (17), no Santuário Diocesano do Caaró, em Caibaté/RS, na Diocese de Santo Ângelo, reunindo fé, reflexão, ecologia e luta social.
Figura constante e engajada na Romaria da Terra, a participação de Edegar Pretto no evento remonta à sua infância. Aos 11 anos de idade, acompanhado de seu pai, Adão Pretto, Edegar iniciou uma jornada que já soma mais de quatro décadas de envolvimento com os propósitos e as manifestações da Romaria. Sua presença ressalta a relevância geracional e o compromisso inabalável do pré-candidato ao governo do RS, com as pautas defendidas pelo movimento.
“Eu tenho imensa alegria de estar aqui outra vez. A Romaria da Terra é um pilar na minha história. Comecei essa caminhada ainda menino, de mãos dadas com meu pai, Adão Pretto e minha mãe Otília Pretto. Hoje, ter a oportunidade de seguir ao lado de lideranças como Olívio Dutra e de tantos romeiros anônimos que, ano após ano, vêm refletir e lutar pelas nossas pautas, reforça o que ela representa, um compromisso de vida com a ecologia integral e a terra sem males, além de me trazer lembranças familiares que carrego no coração”, ressaltou Edegar, lembrando ainda de Frei Sérgio em um momento especial da Romaria, a distribuição das mudas de árvores. “A muda de Araçá que recebi plantarei lá em casa, em memória a este grande ser humano e brasileiro”, disse.
Com o tema “400 anos de Evangelização Missioneira: Terra Sem Males e Ecologia Integral”, a Romaria celebrou o quarto centenário das Missões Jesuítico-Guarani, destacando a conexão entre a história religiosa da região e os desafios contemporâneos da sustentabilidade e da justiça social. O lema desta edição, “Eu vi um novo Céu e uma nova Terra”, inspira-se na visão de um futuro mais justo para todos e todas.
A 48ª Romaria da Terra em 2026 reforçou sua importância como espaço de convergência para milhares de pessoas que buscam discutir e celebrar a vida, a terra e as culturas, mantendo viva a chama da luta por um mundo mais humano e ecológico, um legado que Edegar Pretto e muitos outros ajudam a construir e preservar.
Participaram também da 48ª Romaria da Terra, Paulo Pimenta, Maria do Rosário, Elvino Bohn Gass, Dionilso Marcon, Adão Pretto, Jeferson Fernandes e Valdeci Oliveira, entre tantas outras autoridades e representantes de movimentos do Rio Grande do Sul.

Imagens: Debora Beina




